PELLEGRINO

​Fátima 2020

Peregrinos são convidados a, virtualmente, entrar no espetáculo 

 

Vortice Dance Company estreia PELLEGRINO a 12 de maio em Fátima

 

A Vortice Dance Company, dirigida pelos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, estreia na noite de 12 de maio, após as celebrações oficiais no Santuário de Fátima, o espetáculo “Pellegrino”. 

 

O espetáculo define-se como uma instalação de videomaping, projetada no edifício dos Missionários da Consolata, em Fátima, sem público presencial, com transmissão em direto em livestreaming nas páginas do facebook da Vortice Dance Company e dos Missionários da Consolata.

 

De forma a tornar presentes, ainda que virtualmente, os muitos peregrinos que queriam estar em Fátima nesses dias, a companhia de dança convida ao envio de fotografias que serão integradas no contexto do espetáculo*.

 

Segundo os criadores esta obra é “um memorial a todos os peregrinos que este ano, devido à pandemia COVID-19, não se podem deslocar a Fátima, bem como a todos aqueles que pereceram com a doença. É também uma forma de gratidão para com toda a comunidade médica e hospitalar”. 

 

“Pellegrino é uma manifestação artística que pretende deixar uma mensagem de esperança no futuro. Define-se como um cruzamento de artes, em que a dança se destaca”, referem os coreógrafos, que antecipam que o projeto também será “um relembrar de outros projetos que a companhia desenvolveu em Fátima, como o espetáculo ‘Fátima, O Dia em que o Sol Bailou’, para as comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e ‘Magnificat, Padre Formigão o Apóstolo de Fátima’, para a comemoração dos setenta anos da aprovação das constituições da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima”.

 

A performance conta com o apoio logístico dos Missionários da Consolata, na pessoa do Diretor Padre Elísio Assunção, que acompanha de perto o desenvolvimento do projeto.

 

A Vortice Dance Company, residente em Fátima, é uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras, tendo já levado o seu trabalho a mais de trinta países. Devido à Covid-19, a Vortice Dance Company viu cancelada este mês de maio uma digressão no Reino Unido que passaria por dez cidades.

 

Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa / Cultura – Direção Geral das Artes.

 

 

* As fotografias, individuais ou de grupos de peregrinos, podem ser enviadas ao e-mail vortice.dance@gmail.comaté 10 de maio, com a indicação de autorização de utilização da fotografia para efeitos do espetáculo “Pellegrino” e com a informação do local onde foram tiradas ou de onde os peregrinos são naturais. 

Creditos

Ficha artística:
Direção artística / coreografia: Cláudia Martins & Rafael Carriço
Interpretação: Vortice Dance Company
Produção: Vortice Dance Company
Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa / Cultura – Direção Geral das Artes

/
Locais, datas e horários de apresentação:
EDIFÍCIO DOS MISSIONÁRIOS DA CONSOLATA DE  FÁTIMA 
Espetáculo sem público presencial com transmissão livestreaming na pagina de facebook da Vortice Dance Company.
12 maio | Após as Celebrações de N.S. Fátima

/
Mais informações:
93 481 60 86
www.vorticedance.com 
vortice.dance@gmail.com 

/
Biografia
VORTICE DANCE COMPANY
Cláudia Martins e Rafael Carriço são os diretores artísticos da Vortice Dance Company, onde desenvolvem uma parceria de criação artística desde 2001.
Com dezanove anos de existência, o percurso artístico da Vortice Dance Company é pautado por digressões internacionais e pelo reconhecimento da crítica e dos públicos de mais de trinta países, em cinco continentes. Licenciados pela Escola Superior de Dança de Lisboa e alunos bolseiros do programa. Erasmus, são reconhecidos no ano de 2001 com o UNESCO Grand Prix of Choreography, em Helsínquia, entregue pela Presidente da República da Finlândia Tarja Halonen. No mesmo ano são distinguidos com o Recognizement Award entregue pela a Presidente da Rep. Da Letónia na Ópera de Riga, no contexto do International Baltic Ballet Festival, onde se apresentam em edições futuras, a última, em 2019, com o espetáculo Drácula, no Palácio da Cultura de Riga. São distinguidos com o Audience Award, no Nagoya International Ballet & Modern Dance Competition, entregue pelo Príncipe Takamado do Japão e pela Primeira Bailarina Maya Plisetskaya. Ainda em início de carreira recebem o 1ére Prix Choreographique Profissionnelle. no Festival “Printemps de la Danse” em Gland na Suíça e o 3ª prémio no Concurso Internacional de Ballet e Coreografia de Paris.
A dupla de coreógrafos é regularmente convidada para coreografar e participar em co- produções internacionais como “Guillemins, Une Gare a Vous”, o espetáculo inaugural da Estação de TGV de Liége, na Bélgica, do arquiteto Santiago Calatrava. Na Suécia são coreógrafos convidados no projeto European Young Dancers, no Riksteatern. Desde 2017 são os coreógrafos responsáveis pelos espetáculos mundiais da Levi’s, realizados em Milão, no Palacio del Gechio, em Cádiz, Espanha, em Talassónica, na Grécia, em Berlim, no Kraftwerk, Paris, em Junho de 2019 e na La Fira em Barcelona, em Dezembro de 2019.
Dos festivais onde a Vortice Dance Company já se apresentou com repertório de sua autoria destacam-se, os Veranos de La Villa, Madrid; Kuopio Dance Festival, Finlândia; APAP, Nova York; Festival Internacional de Dança de Casablanca; Peridance, Nova Iorque; George Enescu Festival, Bucareste, um dos mais prestigiados festivais de música e ópera da Europa; Internacional Ballet Festival of Miami; Bersheeva Fringe Festival, Israel; Festival Internacional de Danza de Mérida, México; Málaga en Danza; Festival Internacional de Teatro de Logroño; Festival Cistermúsica, Alcobaça; Retroperspectywy Festival, Polónia; entre outros.
Destacam-se ainda apresentações feitas na Ópera Nacional de Bucareste; Ópera Nacional da Macedónia, Skopje; Ópera da Finlândia, em Helsínquia; Ópera Nacional de Riga; Teatro Nacional de Bucareste; Theatre Des Champs Élysèes; Teatro Bradesco Rio e Teatro Bradesco São Paulo; Teatro Bourbon County, Porto Alegre, Brasil; Teatro Comunale di Bolzano, Itália; Peridance Capezio Center, Nova York; Teatro de Lugano, Suíça; Teatro Mohamed V , Rabat, Marrocos; Teatro Jovelhanos, Gijon, Espanha; de entre dezenas de entidades em todo o mundo que acolheram e coproduziram as criações da companhia portuguesa.
Em produções para televisão coreografam a Gala final do programa “Stars of Science” na Qatar Foundation, em Doha, que passou na maioria dos países árabes, para milhões de telespetadores. O documentário “Duvidavida” da RTP, sobre a vida e obra do escritor David Mourão Ferreira”, a reportagem da TVI “Maio de 68”, (Maio de 2018), a gravação da peça “Soliloquy about Wonderland” para a RTP2, com o programa Andanças da RTP. Pela especificidade da sua linha criativa, que explora a dança numa forte relação com o espaço cénico e as novas tecnologias, são convidados a fazer parte de equipas de criativos para conceção de eventos de escala mundial. Destacam-se o evento da Buick em Shangai, na China e o evento da Qatar Airways no ITB Berlim.
Em 2018 estrearam a sua nova produção HOME 2.0, que conta com apresentações em Espanha, Portugal, Suécia, Polónia e Israel. Em Junho de 2018 iniciam nova cocriação "The Observer and The Observed" com o pintor Nova iorquino Michael Hafftka, em Brooklyn, Nova Iorque.

  

Press

RTP . Um espetáculo construído como um memorial a todos os peregrinos impedidos de ir a Fátima, no 13 de maio

Designed and developed by Vortice Dance Company 

Avenida dos Pastorinhos

nº877  2ºandar

2495-408 Fátima

Portugal

  • Preto Ícone YouTube
NET PELLEGRINO